quinta-feira, 19 de maio de 2011

Meu vício !

Meu vício !!!

Já que uso este espaço pra falar das minhas muitas paixões e loucuras do dia a dia, por que não do meu vício maior: LER, LER e LER.
Eu leio compulsivamente. Acho que no post das “viagens de carnaval” deu pra vocês perceberem um pouco da minha compulsão pelos livros. Se eu estiver dentro de casa, estou com um livro na mão. Adoro sentir o cheirinho do livro quando abro o plástico da embalagem... é mais forte do que eu. Eu chego ao ponto de comprar mais livros do que posso ler com medo de acabar de ler algum e não ter outro pra começar. Sim, eu faço uma fila de prioridades nos meus livros à medida que vou comprando.
Não sou muito fã de romances “tipo” Best Sellers, mas se o livro está comentado demais eu acabo comprando e lendo, nem que seja pra falar mal depois. Tenho que confessar uma coisa pra vocês: tenho alguns preconceitos literários. Existe “um certo” autor de romances que metade da lista dos “dez mais vendidos” é de livros dele, mas eu não leio nem por decreto.
Best Sellers só de vez em quando...

Sou fã demais dos livros de terror e suspense, passei a minha adolescência lendo Stephen King e agora já leio os do filho dele, o Joe Hill, que, por sinal, puxou o talento do pai. Mas no Brasil tem gente boa pra caramba nessa área, já ouviram falar de André Vianco e Nelson Magrini? Pois deveriam, os caras são feras demais no terror e suspense!
Esses eu gosto demais: mestres do terror !

Os livros de tramas jurídicas são totalmente demais também, e, o meu autor absoluto é John Grisham. Alguém aí já assistiu aos filmes “Dossiê Pelicano”, “A Firma”, “O Cliente”, são todos livros dele. Além de escritor ele é advogado, então, o cara escreve com conhecimento de causa, o que deixa as tramas bem amarradas e sem nenhuma “besteira” como ocorre quando alguém que não entende do assunto resolve escrever.
Trama jurídica? Esse é o cara.

Ah... e as biografias? Saber da vida de pessoas que realmente fizeram a diferença é um prazer incomparável dentro da literatura. Já perdi a conta de quantas biografias eu li, mas, o interessante, é que as duas que mais marcaram são consideradas de ideologias religiosas totalmente opostas: a vida de Chico Xavier e a saga do Apóstolo Paulo. São exemplos de vidas de duas pessoas muito especiais que se deram ao máximo com o único intuito de fazer o bem.
Apóstolo Paulo e Chico Xavier: fizeram a diferença.

Tá, agora vem o momento confissão: eu leio livro de “menina” também. Sabe aqueles derivados da série Crepúsculo (que eu li toda)? Na mesma linha vieram Fallen, Sussurro, Cidade dos Ossos, Halo... e por aí vai. Tem hora que eu quero ler simplesmente pra relaxar, sem ter que colocar o cérebro pra funcionar, sabe? E estes livros são pura diversão, pronto, contei !
Livro de menina eu leio também...

Recentemente foi instalada uma estante no meu quarto porque meu pai não agüentava mais ver meus livros ocupando espaço pela casa toda. Depois de muita espera ela foi montada no dia 13/05/11, mas caiu no dia 14... é sério! Ainda bem que estava vazia, já pensou se “machuca” algum livro meu? Bem, anteontem, 19/05, na hora em que eu saí pra trabalhar o pessoal estava lá em casa resolvendo o estrago, acho que finalmente meus livrinhos vão ter a casinha deles bem legal, e, eu, vou dormir sentindo o cheirinho deles.
Eu e minha estante, felizes um com o outro !

2 comentários:

  1. Olá andrea,sou viciada em livros e artesanato.Não saberia dizer qual dos dois eu gosto mais, só sei que carrego sempre um livro na bolsa.
    Vou aguardar tua visita.
    flordepituquinha.blogspot.com
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Andrea,como vai?
    Entrei aqui por um acaso,e adorei quando vi seus comentários sobre livros,rss.Já que sou uma leitora compulsiva também,me identifiquei com você quando li''compro mesmo sem ler todos com medo de acabar um e não ter outro para ler'',rss.Também sou assim, e confesso fiquei curiosa em saber de qual autor você não gosta,rsss.A próposito estou lendo A Batalha do Apocalipse,você conhece?Li também Lúcifer ,o primeiro anjo,muito bom também.Sempre fui assim,lendo,lendo,lendo....Bom ,adorei seu blog,abraçosss

    ResponderExcluir