terça-feira, 29 de março de 2011

A turma do Procon

Eu, no momento, estou coordenadora do Procon

Em meados de dezembro de 2009 eu fui designada para coordenar a equipe do PROCON, órgão que eu já havia atuado como estagiária e servidora em 2007, o que me causou um certo alívio, por já conhecer o trabalho, mas, ao mesmo tempo, apreensão, pois não sabia como eu seria recebida agora como “chefe”.

Wilma, servidora no órgão desde 2006
Cheguei de mansinho e encontrei minha antiga colega de trabalho, que me recebeu de braços abertos, pensando que era uma visita informal: “_ Oi menina, há quanto tempo...”. Foi aí que eu disse: “_Pois é, eu sou a nova coordenadora...”. Confesso que foram os maiores dois segundos da minha vida ficar esperando pela reação dela. Mas, muito gentil, ela me deu as boas vindas e combinamos que eu retornaria à tarde com minha “mudança”, já que o órgão também estava em fase de mudança também.

Foi um início um pouco difícil, porque, a equipe já estava acostumada a trabalhar de um jeito e eu cheguei propondo uma nova maneira, a fim de que fluíssem mais as nossas demandas. Aí, começaram os embates: “_ Fulano fazia assim e não assado”, “_Fulano deixava que eu fizesse do meu jeito”, “Fulano isso”, “_Fulano aquilo”... enfim, tive que chamar a turma para uma conversa franca e colocar os pontos nos “is” para que tudo ficasse bem claro, pois, se fui designada para coordenar um órgão, é porque precisavam de alguém que o fizesse, caso contrário, ficava cada um por si e Deus por todos. Esta é a minha visão.
Gerson, nosso estagiário do ano passado

O tempo foi passando e o pessoal foi descobrindo o meu outro eu, sim, porque até então eles conheceram aquela que chegou para apagar incêndio, eu precisava agir daquela maneira naquele momento (quem já leu meu post sobre as personalidades vai saber do que estou falando). Mas, como eu ia dizendo, a equipe conheceu a Andréa descontraída, faladora, brincalhona, a mãezona que põe todo mundo de baixo da asa.
Eloisa mantém tudo no lugar

Nós começamos a inventar moda: era época da Copa do Mundo, a equipe já estava toda em sintonia e nós resolvemos criar o PROCON TEMÁTICO. Decidimos que em todas as datas festivas iríamos enfeitar o PROCON de acordo com o tema, a começar pela Copa do Mundo. Aproveitamos que também era o mês de junho e enchemos o PROCON de bandeirolas verde e amarelas, além de bandeirinhas do Brasil, ficou o máximo. Depois veio o Natal, com muitas franjinhas e bolinhas, aí o carnaval cheio de máscaras e colares havaianos... enfim, uma festa.
Equipe Procon 2010 e a decoração Copa do Mundo

Em nosso amigo oculto de final de ano eu ouvi muitas falas do tipo: “Eu tinha uma idéia de você, mas com o tempo eu percebi que não era assim...”, ou, “No início a gente se assustou, mas depois a gente viu que você é legal...”. Foi aí que eu entendi que a primeira impressão foi de que eu era uma megera, mas, com o tempo, passei a ser entendida pelas atitudes de integração e harmonização sem deixar cair a peteca da coordenação de equipe.
Poliane, nossa menor-aprendiz do ano passado

Temos membros na equipe que são temporários, como é o caso do menor-aprendiz (contínuo) e estagiário. Agente cria um vínculo com a pessoa, se apega, mas, infelizmente chega o momento deles partirem e não tem jeito. Quando cheguei a nossa contínua era a Jéssica, que convivi por pouco tempo, pois, em abril ela teve que sair, aí veio a Poli, que conviveu conosco por dez meses de muita alegria, e, agora, chegou a Débora, para nos ajudar nas correrias do dia a dia.
A Débora já chegou com tudo

O Gérson era nosso estagiário quando eu cheguei, com seu jeitinho meio quieto, tímido, mas sempre muito atencioso e gentil com todos. Em fevereiro deste ano nos deixou para seguir sua carreira solo e chegou a Michele para ocupar seu lugar, toda espevitada, falante e muito engraçada.

A equipe fixa é formada pela Wilma, minha antiga colega de atendimento em 2007, já fera no Direito do Consumidor e recém admitida na UFOP, no curso de Sistema de Informação, e, meu braço direito. Nós duas seguramos a barra sozinhas nos momentos de transição entre os componentes temporários. Tem a Eloísa, que é a nossa Auxiliar de Serviços Gerais, sempre alegre e de bom humor, achando que “todo mundo é uma benção”. E tem eu, que já fui servidora, estagiária e agora estou coordenadora. 
Nichele, nossa atual estagiária, sempre lendo


Goreti
  Eu não poderia deixar de dar os devidos créditos à nossa fotógrafa e agregada, a Goreti, que trabalha no IMA, órgão estadual com sala vizinha à nossa e que se integrou, participando de todos os nossos eventos, desde as decorações temáticas até as comemorações de aniversário.


Enfim, formamos uma trupe cheia de diferenças, discutimos, fazemos as pazes, e, nos unimos em um ideal que é atender ao consumidor, cada um à sua maneira, mas, no fim tudo dá certo.
Turma do Procon 2011: meninas superpoderosas !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário