quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Múltiplas personalidades

Já escrevi pra vocês sobre a dificuldade de ter que ser durona enquanto na verdade se é “mulherzinha”, pois, hoje vou escrever sobre um desdobramento deste assunto: as minhas várias personalidades. Mais de uma pessoa do meu convívio pessoal já me disse que parece que eu tenho uma personalidade para cada situação em que eu vivo. Parei pra pensar e cheguei a conclusão que é verdade mesmo. Não que eu seja uma louca, mas cada situação exige uma atitude. Vejamos então.
Quando eu estava na faculdade era a “Andréa estudante”, e, no estilo anos 60: não podia subir num caixote que já estava fazendo discurso. Lutava pelo direito dos alunos, liderava “rebeliões”, apoiava outros cursos que estivessem lutando por uma causa. Mas também não perdia uma botecada, uma festa, um churrasco, beijei na boca... abafa! Curti ao máximo tudo o que um estudante universitário pode curtir.
Faculdade, que tempo bom !
No meu trabalho, eu sou a “Andréa séria”, no sentido máximo da palavra. Sempre formalmente trajada, linguagem adequada ao ambiente, postura extremamente profissional. Sigo ao pé da letra os princípios da impessoalidade e formalidade o tempo todo porque sou uma fanática pela Administração Pública: só faço declarações, pedidos ou respostas por escrito e dentro da lei, sem fazer distinção de quem esteja sendo atendido.
Dra  Andréa tem que ser séria
Tem também a “Andréa amiga”, sempre pronta a ouvir o que a outra parte tem a dizer, chorar junto, e, disposta a dar uma bronca se for o caso, porque amigo não é só pra passar a mão na cabeça ! Gosto de um bom papo ao pé do fogão ou até mesmo em um barzinho, desde que não haja multidão (detesto), ouvindo música de boa qualidade e dando boas gargalhadas.

Amigos para sempre: eu e Alfred
Sou também a “Andréa irmã”, que só pode ver seus irmãos uma vez por ano porque eles moram muito longe... fazer o que? Mas quando a gente se junta faz bastante bagunça enquanto coloca o papo em dia tomando uma gelada, comendo um churrasquinho e dando muita risada dos nossos causos, que não foram poucos! E, se for o caso, porque não também pedir ou dar conselhos de vez em quando...
O trio Dornas Silva
Um outro desdobramento é a “Andréa filha”, e, a única que mora com os pais. Nos acostumamos à companhia um do outro e temos nossos sistemas de organização do dia a dia, saímos juntos, participamos de festas, discutimos, fazemos as pazes. Costumo ser mediadora de conflitos, mas não gosto muito de dar palpites porque no final eles ficam sempre de bem aos beijos e abraços!

Eu, pap's e mam's
Digamos que a minha personalidade mais complexa é a “Andréa mãe”, vou explicar porque. Sou daquelas mães bravas pra c... que cobra nota boa e passar de ano no 3º bimestre; também não aceito que saia de casa sem dizer com quem, aonde e a que horas volta (isso quando eu não levo e busco). Mas também adoro brincar de lutar vale-tudo, ver futebol na TV, zoar com a cara do meu filho quando o time dele perde, sair pra comer carninha no “Joãozinho” e falar sobre música (leia-se rock &roll). Também viro uma leoa se alguém mexer com a minha cria... ai de quem se atrever! Agora me diz se não é complicado harmonizar tudo isso ?
A minha personalidade preferida: mãe
A minha mais nova personalidade é a “Andréa tia”, a supernovidade. Quando meu irmão me ligou dizendo que eu seria tia eu nem acreditei. Parecia um sonho que ia nascer um bebezinho que ia me chamar de tia. Quando eu pude ver e segurar no meu colo aquela criaturinha pequenina e frágil, fiquei passada. Dá vontade de beijar, abraçar, apertar o tempo inteiro, fiquei completamente boba e babona, é uma delícia. Só de pensar que no natal do ano que vem ele vai estar correndo pra lá e pra cá... é a coisa mais fofa do mundo!
A novidade mais fofa que me aconteceu
Bem, deixei por último a “Andréa mulher”, porque é a que está um pouco esquecida há algum tempo. Uma decepção deixou a minha auto-estima meio que em baixa, mas, resolvi me resgatar. Emagreci um bocado, comprei umas roupinhas (que não são ternos), voltei a me arrumar, e, por que não,  me apaixonar? Sim, resolvi reabrir meu coração para a vida, o que está me trazendo de volta a vontade de ficar bem comigo mesma, de ficar bonita novamente. Resolvi gostar de mim novamente !
Eu bem comigo mesma

Um comentário: